Um questionamento que surge uma vez ou outra é como serão as profissões do futuro. Os robôs tomarão o lugar dos humanos? Qual vão ser as habilidades necessárias para ser um bom profissional? Foi pensando no amanhã que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) elaboraram uma lista com 30 profissões que terão mais espaço em 8 setores tradicionais da indústria.
Essas profissões farão parte da chamada indústria 4.0, que é uma nova fase da indústria baseada na quarta revolução industrial e na transformação digital. Setores como o automotivo, de alimentos e bebidas e de petróleo e gás serão os mais afetados com as inovações.
Os profissionais que irão atuar nestas áreas precisarão ter perspicácia de integrar o mundo físico com o universo virtual. É a era da inteligência artificial, da internet das coisas e da administração de dados.
No setor automotivo, por exemplo, os carros estão cada vez mais modernos. Com a onda dos veículos híbridos (movidos a gasolina e eletricidade), as indústrias precisam de profissionais que saibam lidar com essa tecnologia e desenvolver outras para que o consumo seja cada vez mais sustentável.
Outra inovação é a Internet das Coisas (loT), que consiste em conectar objetos do cotidiano com a internet, deixando-os cada vez mais inteligentes. Uma geladeira que sabe o que é necessário comprar, uma cafeteira que já prepara o café antes de você acordar, tudo isso só será possível com o trabalho de um analista de IoT.
A indústria de alimentos já vem contando com a tecnologia de rastrear os alimentos, a estratégia permite observar a origem e trajeto percorrido pelo alimento, as características nutricionais, as informações de armazenamento e outros dados importantes. O especialista em aplicações de TIC para rastreabilidade de alimentos também está na lista feita pelo SENAI.
Uma área que também continuará inovando é a indústria têxtil. Você já ouviu falar em tecidos inteligentes? São roupas com elementos tecnológicos que têm inúmeras funções, desde regular a temperatura do corpo, até monitorar a saúde. Um designer de tecidos avançados tem exatamente o papel de inovar neste ramo.
Confira a lista com todas as profissões selecionadas:
As 30 novas profissões do futuro |
|
Automotivo
|
Tecnologias da informação e comunicação
|
Alimentos e bebidas
|
Máquinas e ferramentas
|
Construção Civil
|
Química e petroquímica
|
Têxtil e vestuário
|
Petróleo e gás
|
Ficou interessado? Nunca é tarde para se modernizar e estar por dentro do que o futuro reserva. Procure saber mais sobre como começar nestas profissões. O hoje é o momento ideal para se reinventar.